Denúncias contra a polícia duplicaram
De acordo com informações fornecidas pela Inspeção Geral da Administração Interna, nos últimos seis anos, o número de queixas policiais quase dobrou. Este órgão, responsável pela supervisão da polícia, forneceu dados que demonstram que o serviço de Segurança Pública Português (PSP) tornou-se a força de segurança mais frequentemente reclamada. Em 2021, a inspeção geral da Administração Interna recebeu 538 queixas sobre as ações de agentes da polícia de segurança pública.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), com 427 casos, e o serviço de estrangeiros e fronteiras, com 233.

Os dados de 2022 indicam que a inspeção geral da Administração Interna recebeu 1.436 queixas sobre as ações dos membros das forças de segurança. Este é o maior número de reclamações nos últimos seis anos e um aumento de 22,3% em relação ao ano anterior.

De 2017 a 2020, O número de reclamações aumentou gradualmente: primeiro, houve 772 reclamações em 2017, depois 860 em 2018, 950 em 2019 e 1073 em 2020.

De acordo com a inspeção geral da Administração Interna, quase metade de todas as queixas (48%) sobre as ações dos funcionários das forças de segurança estão relacionadas a violações do dever, incluindo procedimentos inadequados e comportamento inadequado. O segundo tipo de queixa mais comum em 2022 foi a violação da integridade física, representando 14,3% do total de queixas policiais, seguida por queixas internas ou profissionais (95).


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